Sul inicia semana com nevoeiro e possibilidade de chuva

13/06/2011 - 10h47

Lúcio Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – A semana começa com tempo nublado e névoa úmida no Paraná e em Santa Catarina, além de possibilidade de chuva em áreas isoladas do Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas variam entre 2 graus Celsius (°C) e 24°C em toda a Região Sul.

Além disso, a previsão é que as atividades no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, voltem ao normal ainda pela manhã. O terminal está fechado para pousos desde a madrugada, devido ao forte nevoeiro na região.

De acordo com o serviço de meteorologia do Paraná (Simepar), as nuvens baixas já estão se dissipando e a previsão é de um dia ensolarado na capital paranaense. As temperaturas mais baixas foram registradas em Fernandes Pinheiro e na Lapa – 2 graus Celsius (ºC).

A estiagem durante o mês de maio influenciou negativamente o plantio de trigo e o desenvolvimento inicial das plantas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a segunda avaliação da safra no Paraná (maior produtor nacional) registra uma diminuição na produção de 0,3%.

O diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Otmar Hubner, explica que além do clima, os produtores decidiram plantar menos trigo este ano por dificuldades de liquidez na comercialização da safra passada. A produção estimada no Paraná é 7,3% menor, caindo de 3,44 milhões de toneladas produzidas na safra passada para 2,85 milhões de toneladas previstas para este ano.

Edição: Talita Cavalcante