Cinzas de vulcão prejudicam voos para Buenos Aires, Montevidéu e Santiago

13/06/2011 - 18h25

Da BBC Brasil

Brasília - As cinzas do vulcão chileno Puyehue permanecerão no espaço aéreo de Buenos Aires pelo menos até amanhã (14), dificultando os voos na região neste período. Informou hoje (13) o comitê de crise argentino formado desde a erupção do vulcão.

Minutos depois do parecer do comitê, a Aerolineas Argentinas suspendeu todos os voos desta segunda-feira. A tendência era que as demais companhias aéreas fizessem o mesmo.

As principais redes de TV e sites de notícias argentinos dizem que as operações nos aeroportos da capital do país foram suspensas por 30 horas a partir do meio-dia de hoje.

Na semana passada, mais de 300 voos foram cancelados nos aeroportos de Buenos Aires devido às cinzas vulcânicas. O comitê de crise tem baseado suas recomendações por meio das previsões do Serviço de Meteorologia Nacional (SMN).

Os aeroportos funcionaram no sábado e até o início da noite de domingo, quando os voos voltaram a ser suspensos devido ao retorno dos resíduos vulcânicos ao espaço aéreo da capital argentina.

As empresas TAM, Gol, LAN e Aerolineas Argentinas, entre outras, cancelaram seus voos na noite de domingo e na manhã desta segunda-feira, segundo informações dos sites dos aeroportos de Ezeiza e Jorge Newbery (Aeroparque), ambos em Buenos Aires.

O Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, no Uruguai, também suspendeu seus voos na noite de domingo e mantinha irregularidades nas decolagens e aterrissagens nesta segunda-feira.

“Existem cinzas vulcânicas principalmente no nosso território, e por isso as companhias aéreas decidiram não operar, atendendo seus critérios de segurança”, disse Jorge Bentos, chefe de Operações Terrestres da Puerta del Sur, concessionária do aeroporto.

Segundo ele, entre domingo e segunda-feira, foram canceladas 34 decolagens e pelo menos 35 aterrissagens no local. Nesta segunda-feira, o aeroporto de Santiago, no Chile, também registrava cancelamentos nos voos para Buenos Aires e Córdoba, na Argentina, e Montevidéu.

Geólogos chilenos afirmaram à imprensa local que não há previsão de quando o complexo vulcânico Pueyehue-Cordón Caulle vai parar de emitir cinzas. No fim de semana, os resíduos vulcânicos também levaram ao cancelamento de voos na Austrália e na Nova Zelândia.