Lula diz que decisão do STF sobre Battisti não irá afetar relações entre Brasil e Itália

10/06/2011 - 16h06

Elaine Patrícia Cruz
Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje (10), ao se encontrar com o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, que não acredita que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso Cesare Battisti vá provocar problemas nas relações com a Itália.

“Não vejo nenhuma razão para a Itália não tratar isso como questão da normalidade burocrática e soberana do Brasil.”

Na última quarta-feira (8), o STF rejeitou a extradição e determinou a libertação imediata do ex-ativista político Cesare Battisti. Na madrugada de quinta-feira (9), Battisti deixou a Penitenciária da Papuda, em Brasília, onde estava desde 2007.

Segundo Lula, sua decisão como presidente estava prevista no acordo de extradição estabelecido com a Itália. “É normal algumas pessoas reclamarem, outras ficarem felizes, mas o Brasil não abriria mão de sua soberania e a Suprema Corte reconheceu o acerto da decisão do presidente.”

Lula também comentou as notícias que tratam da possível saída do ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, do governo. “Ele ficará se ela [Dilma Rousseff] quiser e sairá se ela quiser. E o PT não irá impor ministério para ela como nunca impôs para mim”, disse.

“Quem conhece a presidenta Dilma vai aprender uma coisa: que jamais alguém a obrigará a fazer uma coisa que ela não queira fazer”, afirmou o ex-presidente.

 

Edição: Lílian Beraldo