Avanço de frente fria ameniza a seca no Centro-Oeste do país

10/06/2011 - 18h56

Da Agência Brasil

Brasília - A frente fria que avança pelo Centro-Sul do país chegou na madrugada de ontem (9) ao Distrito Federal e hoje (10) já provocou pancadas de chuva em algumas áreas da capital. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o fim de semana é de tempo encoberto a nublado com chuvas isoladas e possibilidade de formação de nevoeiros. No domingo, o sol pode aparecer entre nuvens.

Segundo a meteorologista do Inmet Maria das Dores de Azevedo, chuvas em junho não são anormais, apesar de a Região Centro-Oeste estar no chamado período de seca. A última pancada de chuva havia sido registrada pelo Inmet em 21 de maio. “A última vez que choveu em junho [em Brasília] foi em 2009, aproximadamente 9,3 milímetros (mm). A chuva da madrugada de hoje - que continuou caindo durante o dia - registrou 3,8 mm até o momento”. Segundo o instituto, a temperatura em Brasília permanecerá amena. A mínima prevista para os próximos dias é 12 graus centígrados (ºC) e a máxima, 24ºC. A umidade relativa do ar deve ficar entre 95% e 50%.

Em Goiás, a previsão também é de céu nublado e chuvas isoladas. Em Goiânia, a temperatura está em declínio e pode chegar a 10º na próxima segunda-feira (13). A mesma previsão vale para Mato Grosso. Em Cuiabá, a temperatura também está em ligeira queda. A máxima, no fim de semana, não deve passar dos 28º e a mínima prevista é de 15º na madrugada de domingo. Em Mato Grosso do Sul, não há previsão de chuva. O céu deve ficar parcialmente nublado e a temperatura vai oscilar, em Campo Grande, entre 11º e 28º.

Edição: Vinicius Doria