Presidente eleito do Peru chega sorridente e fazendo o "v" da vitória para encontro com Dilma

09/06/2011 - 12h19

Yara Aquino e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, se reúne na manhã de (9) com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Ao chegar para o encontro – com quase meia hora de atraso –, ele sorriu e fez o sinal do “v” da vitória para os fotógrafos e cinegrafistas.

O Brasil é o primeiro país a ser visitado por Humala, depois de confirmada sua vitória no último domingo (5). Humala venceu a conservadora Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), em uma das eleições mais apertadas da história peruana.

Em 28 de julho, Humala assume o cargo no lugar do presidente Alan García para o período de 2011 a 2016. O presidente eleito venceu os dois turnos das eleições, mas no segundo passou por momentos de apreensão, quando pesquisas de opinião indicaram que Keiko estava na frente.

Considerado fiel aos princípios nacionalistas e de origem indígena, como 80% da população peruana, Humala gerou medo no mercado financeiro e no empresariado do Peru. Os empresários temem que ele mude a política econômica do país que conseguiu promover um crescimento de 3% ano ano.

Nas três vezes anteriores que concorreu à Presidência da República, Humala indicou admirar os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales. Mas ele acabou o escolhendo o Brasil para ser o primeiro país a visitar como presidente eleito. De acordo com assessores, Humala deve ir ainda ao Uruguai e à Argentina. Depois, em uma segunda etapa, ele visitará a Bolívia, Colômbia, Venezuela e o México.

Humala venceu a conservadora Keiko em uma eleição disputada voto a voto. De acordo com o último boletim, divulgado às 3h41 de hoje pelo Escritório de Processos Eleitores do Peru (cuja sigla em espanhol é Onpe), do total de 99,9% das urnas apuradas, Humala obteve 51,4% dos votos contra 48,5% destinados a Keiko.

Edição: Talita Cavalcante