Hotéis terão nova classificação definida em 45 dias, diz ministro

09/06/2011 - 11h54

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro do Turismo, Pedro Novais, disse que em 45 dias os hotéis já terão sua nova classificação definida. Portaria assinada por ele na última terça-feira (7) determina a reclassificação da rede hoteleira do país. O documento define procedimentos e critérios do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) e inclui quesitos como medidas para redução de consumo e de coleta seletiva de resíduos. De acordo com Novais, a portaria será encaminhada hoje para publicação no Diário Oficial da União.

Todo o trabalho de divulgação dos novos critérios de classificação será feito, no país, pelo Ministério do Turismo e, no exterior, pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Segundo o ministro, a ideia é que os turistas que vierem para a Copa do Mundo, em 2014, e para as Olimpíadas, em 2016, "encontrem nos hotéis do Brasil o mesmo padrão da rede hoteleira de seus países".

Segundo ele, serão disponibilizados R$ 3 bilhões para melhorias na rede hoteleira. Com esse crédito, os estabelecimentos poderão fazer reformas e novas construções, além de adquirir equipamentos mais modernos para otimizar os serviços.

"Queremos que os turistas que vierem ao Brasil nos próximos anos não apenas contem com boa hospedagem, mas saiam daqui também bem informados sobre o nosso povo, a nossa cultura e conheçam as belezas do país", disse durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência.

Segundo o ministro, ainda não há estimativas de quanto o setor de turismo vai faturar a mais durante os jogos. Entretanto, pelas projeções e estudos feitos em relação a outros grandes eventos esportivos, em especial a Copa da África do Sul, calcula-se que 600 mil estrangeiros venham para o Brasil durante a Copa e mais 3 milhões de brasileiros viajem para as cidades-sede dos jogos. 

Ainda de acordo com Novais, cerca de 230 mil brasileiros terão acesso aos cursos do programa Bem Receber Copa, promovido pelo Ministério do Turismo para qualificar o setor. Neste ano serão criadas 85 mil vagas para os cursos, em 2012 serão mais 81 mil e em 2013, 64 mil vagas.

No ano passado, o programa Bem Receber Copa ofereceu 75 mil vagas para 63 cursos, nos 12 estados onde vão ocorrer os jogos da Copa do Mundo.

O ministro prevê que até 2020 o turismo será a terceira atividade econômica do país na oferta de empregos.

 

Edição: Lílian Beraldo//A matéria foi alterada para ajuste de informação