Michel Temer coordenará plano para coibir crimes em fronteiras

08/06/2011 - 14h33

Yara Aquino e Pedro Peduzzi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Ao lançar hoje (8) o Plano Estratégico de Fronteiras – compromisso assumido ainda durante a campanha eleitoral –, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que o vice-presidente, Michel Temer, será o responsável pela coordenação do plano.

Meu comprometimento com esse programa e tão grande que escolhi meu vice-presidente para coordenar as ações dentro do governo”, disse Dilma.

O plano terá como base duas operações que integram os ministérios da Justiça e da Defesa e as diversas forças de cada uma das pastas. A Operação Sentinela que já existe, será remodelada e terá caráter permanente com aumento de efetivo empregado atualmente pelo Ministério da Justiça. A Operação Ágata será feita de forma pontual, em locais definidos. Será criado também um Centro de Operações Conjuntas onde estarão reunidos os comandantes das forças que atuam nas duas operações.

A presidenta Dilma Rousseff afirmou que para enfrentar o desafio de proteger a grande extensão de região de fronteiras brasileiras o plano irá integrar inteligência e tecnologia.

Não podemos supor que faremos isso colocando em fileira homens para proteger os 16 mil quilômetros de fronteira. Vamos é utilizar nossa capacidade de ação combinada com inteligência e tecnologia, com uma ação que será de um lado de permanência e do outro de surpresa e que garantirão uma forte presença nossa no combate ao crime organizado e ao tráfico de armas”.

Edição: Talita Cavalcante