Eletrobras analisa possibilidade de ajuda à Energisa Nova Friburgo nos mesmos moldes do empréstimo à Ampla

08/06/2011 - 20h57

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Eletrobras informou hoje (8) que a estatal está analisando a concessão de empréstimo, com recursos do Fundo de Reserva Global de Reversão, à Energisa Nova Friburgo – antiga Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo – para o restabelecimento da rede de energia elétrica do município prejudicada com as chuvas de janeiro.

Os recursos a serem destinados à Energisa serão usados, em sua maior parte, para a reconstrução da Subestação de Xavier que, juntamente com as subestações de Thadeu Aor e Conselheiro Paulino, são pontos vitais para o abastecimento de energia elétrica de Nova Friburgo, um dos municípios mais atingidos pelas chuvas de janeiro.

A Energisa atende a todo o município de Nova Friburgo, importante polo industrial e de serviços localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. A empresa atua na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica para 86 mil unidades consumidoras, o que corresponde a uma população de 200 mil pessoas.

A estatal confirmou à Agência Brasil que, na próxima semana, estará assinando os contratos de financiamento que destinarão R$ 19 milhões à concessionária Ampla, também para o restabelecimento da rede de energia dos municípios que a empresa atende. A Ampla está presente em 62 dos 92 municípios do estado do Rio e atende, parcialmente ou totalmente, os sete municípios afetados pelas chuvas de janeiro: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Areal, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim.

Edição: Lana Cristina