Dilma diz que está triste com saída de Palocci e destaca tarefa da substituta em dialogar com a oposição

08/06/2011 - 18h40

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff lamentou hoje (8) a saída de Antonio Palocci do cargo de ministro-chefe da Casa Civil e, com a voz embargada, disse que tinha "muitos motivos" para se sentir "triste". Em seu pronunciamento, na cerimônia de posse de Gleisi Hoffmann, Dilma fez questão de ressaltar sua amizade pelo ex-ministro.

"Tenho muitos motivos para lamentar a saída do ministro Antonio Palocci. Motivos de ordem política, por todo o papel que ele desempenhou na minha campanha. Motivos de ordem administrativa, pelo papel que tinha e teria no meu governo. De ordem pessoal, pela relação de amizade que construímos", declarou.

Palocci anunciou ontem (7) sua demissão depois da crise que se instalou no governo com as suspeitas envolvendo sua evolução patrimonial. Ele foi alvo de uma reportagem da Folha de S.Paulo que apontou um aumento de seu patrimônio em 20 vezes, em quatro anos.

A presidenta afirmou que confia na experiência da nova ministra como gestora. “Tenho certeza que você será bem-sucedida nessa importante função de governo. Sei disso porque a conheço muito bem. A agora ministra-chefe da Casa Civil se notabilizou pela competência de administradora e gestora”, disse Dilma em relação a Gleisi Hoffmann.

Ela também ressaltou a tarefa da nova ministra de dialogar com a oposição, no Congresso Nacional. "É do jogo democrático enfrentar a oposição, sempre ruidosa e nem sempre justa. Pressões políticas não vão inibir a ação do meu governo. Jamais ficaremos paralisados diante do embate político. Temos promessas a cumprir e vamos cumprir”, disse a presidenta.

Edição: Lana Cristina