Usina hidrelétrica na região amazônica deve começar a ser construída em agosto

07/06/2011 - 18h32

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Usina Hidrelétrica Teles Pires deverá começar a ser construída em agosto e a previsão é de que fique pronta em janeiro de 2015. O contrato de concessão do empreendimento, que foi leiloado em dezembro do ano passado, foi assinado hoje (7) no Palácio do Planalto.

O presidente da empresa Neoenergia, uma das responsáveis pela obra, Marcelo Corrêa, disse que espera que a licença de instalação do empreendimento, que permite o início da construção da obra, seja emitida em até 90 dias. O grupo que vai construir a usina também é formado pelas empresas Furnas, Eletrosul e Odebrecht.

A hidrelétrica terá potência instalada de 1.820 megawatts e será construída no Rio Teles Pires, entre os estados de Mato Grosso e do Pará. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a construção da usina vai gerar cerca de 4,2 mil empregos diretos e indiretos, e todos os equipamentos utilizados serão construídos no Brasil. O custo estimado é de R$ 3,3 bilhões.

Segundo Lobão, a energia gerada pela usina é suficiente para abastecer 8% de todas as residências do país. “É uma iniciativa do governo federal para garantir a segurança energética de que o país necessita. Vem se juntar ao parque brasileiro de fornecimento de energia limpa e renovável”.
 

 

Edição: Rivadavia Severo