Secretário de Política Econômica diz que elevação do IOF foi fundamental para conter queda do dólar

07/06/2011 - 19h38

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse hoje (7) que o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), nas operações de câmbio com liquidação inferior a dois anos, foi fundamental para conter a queda do dólar. A moeda vinha em processo constante de queda por causa do excesso de oferta.

Em palestra sobre A Liberalização Financeira e o Controle de Capitais, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, ele ressaltou que a grande oferta de capital estrangeiro resulta do “descompasso” de crescimento econômico entre os países. Esse fator foi agravado com a grande emissão feita pelos Estados Unidos para enfrentar a crise financeira e que desvalorizou o dólar em relação às principais moedas.

Segundo ele, a elevação do IOF foi relevante para conter a valorização do real, embora a equipe econômica brasileira não trabalhe com teto ou piso de cotação cambial. Holland lembrou que o aumento do imposto também ajudou a conter o capital especulativo no Brasil e contribuiu para afastar a possibilidade de bolhas no mercado financeiro doméstico.

Aos parlamentares, o secretário afirmou que a economia brasileira está bem, apesar das dificuldades geradas pela recente crise financeira e acrescentou que a estabilidade do sistema financeiro nacional (SFN) foi fundamental para esse cenário.

Edição: Lana Cristina