Nuvem de fumaça de vulcão chileno já provoca cancelamento de voos no Galeão

07/06/2011 - 17h15

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A nuvem de cinzas que surgiu com a entrada em erupção do Vulcão Puyehue, no Chile, provocou o cancelamento de voos que partiriam do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim-Galeão, no Rio de Janeiro, para Buenos Aires, capital da Argentina, e Santiago, capital do Chile.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), seis voos das empresas Aerolíneas Argentinas e da Gol, que sairiam nesta terça-feira (7) com destino à capital argentina, e um da companhia Lan, que iria para Santiago, foram cancelados. Ainda não há previsão de quando os aviões poderão decolar.

Ainda de acordo com a Infraero, 11 voos previstos para chegar hoje (7) ao Rio provenientes de Buenos Aires e Córdoba (Argentina), e Santiago, também foram cancelados. Todos são operados pelas empresas Tam, Lan, Gol e Aerolíneas Argentinas.

A Infraero informou ainda que, apesar dos cancelamentos, a situação nos saguões do aeroporto carioca é tranquila. Apesar do acúmulo de passageiros, o movimento de embarques e desembarques, nesta época do ano, costuma ser reduzido.

O vulcão que está causando todos esses transtornos fica no Sul do Chile, a cerca de 950 quilômetros da capital Santiago. O Vulcão Puyehue entrou em erupção no sábado (4), obrigando o governo chileno a retirar cerca de 3,5 mil pessoas que moram nas redondezas da montanha. O vulcão faz parte do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, na Cordilheira dos Andes, em uma região de pouca densidade populacional.

Edição: Vinicius Doria