Embaixadora da União Europeia diz que apoio ao Brasil para Conselho de Segurança da ONU está indefinido

07/06/2011 - 17h28

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A embaixadora da União Europeia no país, Ana Paula Zacarias, disse hoje (7), em São Paulo, que o bloco defende mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), mas ainda não tem posição definida sobre a pretensão do Brasil de integrá-lo de forma permanente.

“O Brasil é um candidato certamente muito forte. Embora a União Europeia não tenha uma posição definida, considera que o Brasil é um bom candidato, uma vez que tem um histórico de apoio aos direitos humanos, aos valores do multilateralismo e da democracia. Mas compete a cada um dos Estados-Membros da União [Europeia] tomar sua decisão sobre essa candidatura”.

Ana Paula disse também que a parceria bilateral entre o bloco econômico e o Brasil pode ser ampliada não somente em sua relação comercial, mas também em assuntos envolvendo economia verde, segurança alimentar e energética e migrações.

“A União Europeia tem com o Brasil uma relação de parceria estratégica, que foi aprovada em 2007 e segue o seu caminho. Esta parceria estratégica vai muito além de apenas as questões comerciais, desenvolvendo-se também a nível político e do diálogo. Dentro do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), dos grandes países emergentes, é certo que o Brasil é um dos que está mais próximo da União Europeia”, disse a embaixadora, após reunir-se a portas fechadas com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

Integram o Conselho de Segurança da ONU de forma permanente os Estados Unidos, a Rússia, China, França e o Reino Unido. Além destes, dez países, em sistema de rodízio, fazem parte do organismo.

 

 

Edição: Rivadavia Severo