Dilma precisa mudar articulação política com o Congresso, defendem senadores do PT

07/06/2011 - 21h37

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff deverá rever sua relação com o Congresso Nacional, após a saída de Antonio Palocci do comando da Casa Civil. Segundo a avaliação de senadores do PT, ao transformar a Casa Civil em uma pasta mais técnica, com a entrada da senadora Gleisi Hoffmann, Dilma precisará reorganizar sua coordenação política.

“Alguma mudança deverá ocorrer na área da política”, disse o senador Lindberg Farias (PT-RJ). “Se a Gleisi começar a entrar na área política, ela vai perder o foco.”

A mudança na relação com o Congresso também é mencionada pelo senador João Pedro (PT-AM). “A presidente Dilma está arrumando essa questão. Ela ainda vai tomar uma decisão sobre isso [ou seja, quem ficará na coordenação política].”

Para os dois senadores, a presidenta buscou um perfil técnico para a Casa Civil ao escolher Gleisi. Na opinião de Farias, a senadora passou pelo Congresso “como um furacão” e deverá ter atuação semelhante à da presidenta Dilma Rousseff quando ocupava a pasta.

“O presidente Lula havia dito que a presidenta Dilma precisaria de uma 'Dilma da Dilma'. Acho que a Gleisi é essa pessoa. Alguém com capacidade de gerir os projetos do governo e de coordenar as ações dos ministérios”, afirmou o senador fluminense.

Para João Pedro, a escolha de Gleisi mostra a necessidade de alguém para assumir a gestão das obras do governo. “Temos uma agenda que requer uma pessoa com muita capacidade de gestão. Acho que a senadora Gleisi está pronta para assumir essa responsabilidade.”

Gleisi falou rapidamente à imprensa no início da noite de hoje (7) e confirmou o convite feito pela presidenta Dilma Rousseff para que assuma a Casa Civil no lugar de Palocci. A nova ministra deverá fazer um pronunciamento amanhã no plenário do Senado.

Edição: João Carlos Rodrigues