Defensoria Pública vai entrar com pedido de liberdade para os bombeiros presos

06/06/2011 - 21h19

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro decidiu ingressar amanhã (7) com pedido de liberdade para os 439 bombeiros que estão detidos desde o último sábado (4), após terem invadido o quartel central da corporação, na noite de sexta-feira (3).

O defensor público-geral do estado, Nilson Bruno Filho, disse que já está de posse de cada um dos pedidos assinados pelos bombeiros presos para que a Defensoria Pública os represente. Ele explicou que está apenas aguardando os desdobramentos jurídicos para definir se entrará com os pedidos de relaxamento de prisão ou de liberdade provisória.

“Os bombeiros militares optaram pela defesa técnica da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, em razão de sua credibilidade e conhecimento. Estamos avaliando a nota de culpa, sobre a prisão em flagrante, para fazermos tecnicamente o que cabe. Em primeiro lugar, o que a Defensoria quer é diminuir essa tensão.”

O defensor disse ainda que em nenhum momento houve dúvida sobre a atuação do órgão na defesa dos bombeiros. “A Defensoria Pública é a casa do povo e dos necessitados. Independentemente de coloração, qualquer que seja, vai atuar como sempre. Se instada a participar, não tem a menor dúvida que eles terão a melhor defesa do Brasil.”

Os autos de prisão em flagrante foram enviados no início da noite de hoje (6) pela Corregedoria Interna da Polícia Miliar à Auditoria da Justiça Militar e serão examinados pelo Ministério Público, que posteriormente os repassarão à Justiça, que decidirá o destino dos bombeiros.

 

Edição: Aécio Amado