Alemanha aprova proposta para suspender funcionamento de usinas nucleares até 2022

06/06/2011 - 8h49

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil  

Brasília – Em meio às discussões sobre os riscos de contaminação por radioatividade, o governo da Alemanha aprovou hoje (6) os projetos de lei que determinam o fechamento das usinas nucleares no país até 2022. Pelas propostas,  as autoridades se dispõem a buscar fontes renováveis de energia. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária do conselho de ministros.

O pacote com as medidas de política energética tem carater de urgência. Na próxima quinta-feira (9), o assunto será tema de debates no Bundestag, o Parlamento alemão.O fim do uso de energia nuclear na Alemanha ocorrerá em etapas, encerrando em 2022, sem possibilidade de alterar essa data, segundo as autoridades alemãs.

Paralelamente, as autoridades discutem o reforço da eficiência energética nos edifícios públicos e privados no país. Um dos objetivos é dar impulso à construção de linhas de transmissão destinadas a levar energia eólica do Norte para centros industriais do Sul da Alemanha.

Os debates na Alemanha ganharam força depois dos vazamentos e explosões ocorridos na Usina de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão. Os acidentes nucleares no Japão ocorreram após  terremoto seguido por tsunami, em 11 de março. Cidades foram esvaziadas e várias medidas adotadas para evitar a ampliação dos riscos de contaminação no país.

Na Alemanha, o objetivo do governo da chanceler Angela Merkel é suspender o funcionamento de oito reatores. Pelo plano de encerramento das usinas, elas fecharão em sequência nos anos de 2015, 2017, 2019, 2021 e 2022.

*Com a agência pública de notícias de Portugal, a Lusa//Edição: Graça Adjuto