Bombeiros e guarda-vidas do Rio invadem quartel central em ato por melhores salários

04/06/2011 - 0h08

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Quartel General do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, na Praça da República, foi invadido na noite de hoje (3) por mais de mil bombeiros militares e guarda-vidas. Eles arrebentaram o portão da guarda e ocuparam o pátio central. Os manifestantes reivindicam aumento salarial de R$ 950 para R$ 2 mil, vale-transporte e melhores condições de trabalho.

Por causa da invasão, o tráfego está tumultuado na Praça da República com reflexos na Praça Tiradentes e ruas próximas, pois os manifestantes, com faixas e cartazes, bloquearam as entradas do quartel colocando caminhões de salvamento da corporação e mangueiras contra incêndio, isolando a área ocupada.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, está reunido com oficiais superiores no comando do Corpo de Bombeiros analisando as medidas que serão adotadas para desocupação do prédio.

O governo do estado, em nota, diz que a ordem é para que os insubordinados sejam presos por invadir um bem público e terem transgredido o código de conduta militar.

A Tropa de Choque da Polícia Militar está do lado de fora do prédio. Ao mesmo tempo, os líderes do movimento, por meio de um megafone, pedem aos manifestantes que não resistam e sentem no chão em caso de invasão da Tropa de Choque.

 

Edição: Aécio Amado