Governo deve tomar medidas mais duras para enfrentar violência no campo, diz Gilberto Carvalho

02/06/2011 - 16h55

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje (2) que o governo deve tomar “medidas mais duras” para enfrentar a violência no campo na Amazônia. Na última semana, quatro lideranças camponesas da região foram assassinadas.

“Fiquei sabendo, agora há pouco, que morreu mais um agricultor em Eldorado dos Carajás [PA], que é uma região simbólica”, contou Carvalho, pouco antes de dirigir-se à reunião com a presidenta Dilma Rousseff, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e os governadores do Pará, Simão Jatene, de Rondônia, Confúcio Moura, e do Amazonas, Omar Aziz. Os três estados foram palco de conflitos agrários recentes.

“Já tomamos uma série de medidas para tentar conter a violência na região, mas, ao que tudo indica, vamos ter que tomar medidas mais duras”. Carvalho deu as declarações depois de fazer a abertura da reunião do governo com as centrais sindicais sobre o fator previdenciário.

Provavelmente amanhã (3), ele também se reunirá com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) e outras lideranças camponesas, da Amazônia.

Edição: Lana Cristina