Gilberto Carvalho diz que governo levará adiante projeto da Usina de Belo Monte

02/06/2011 - 17h13

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje (2), à Agência Brasil, que o governo brasileiro respeita a posição da Anistia Internacional sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Xingu, no Pará, mas tem “orgulho” do projeto e não pretende voltar atrás na decisão de levar a obra adiante. Carvalho fez a abertura da reunião do governo com as centrais sindicais sobre o fator previdenciário.

A Anistia Internacional pediu hoje que o governo brasileiro suspenda o projeto até que os direitos das populações indígenas estejam plenamente garantidos. A organização diz que “dar continuidade do projeto de Belo Monte” equivale a “sacrificar os direitos humanos pelo desenvolvimento”.

Ontem (1º), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença de instalação para o empreendimento que autoriza o início das obras.

“A gente respeita a posição da Anistia, mas o governo brasileiro tem convicção firmada da idoneidade do processo, da adequação do projeto. Temos orgulho desse projeto. Vamos fornecer as informações que forem necessárias, mas a obra, definitivamente, vai acontecer”, afirmou Carvalho.

Belo Monte é o maior empreendimento energético do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e terá potência instalada de 11,2 mil megawatts. O lago da hidrelétrica deverá inundar uma área de 516 quilômetros quadrados. O projeto é alvo de contestações de ambientalistas, do Ministério Público Federal e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Edição: Lana Cristina