Coordenador da Pastoral da Criança elogia plano de combate à miséria

02/06/2011 - 14h29

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – O coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, elogiou hoje (2) o lançamento do Plano Brasil sem Miséria pelo governo federal.

"Todas as ações que o governo federal faz para combater a miséria são positivas. Defendemos que os programas devem direcionar os recursos para as famílias para que elas decidam como empregar essa renda e melhorar a sua qualidade de vida", disse Neumann, afirmando que a pastoral trabalhou em parceria com o governo nas últimas décadas visando o combate à miséria.

Neummann disse que a Pastoral da Criança apoia o novo programa porque tem propósitos semelhantes: o de promover o desenvolvimento integral dos pobres, com ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

“A Pastoral da Criança está presente em todos os estados do Brasil e em 38.766 comunidades organizadas de 3.926 municípios. Em 2010, foram acompanhadas 78,8 mil gestantes e 1,51 milhão de crianças pobres menores de 6 anos de idade”, informou. A pastoral conta com 228 mil voluntários capacitados.

O coordenador lembrou que as ações preventivas de saúde e nutrição fizeram com que a mortalidade infantil entre as crianças acompanhadas pela pastoral ficasse, em 2010, em 9,5 óbitos a cada mil nascidos vivos, considerando-se o primeiro ano de vida das crianças. Esse número, segundo ele, é menor do que a taxa nacional, divulgada pelo Ministério da Saúde, de 23,3 mortes.

A Pastoral da Criança foi fundada pela médica Zilda Arns Neumann – morta no terremoto do Haiti em janeiro do ano passado.

 

Edição: Lílian Beraldo