Trabalhadores de trens urbanos de São Paulo decidem manter greve

01/06/2011 - 21h42

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Os trabalhadores dos trens metropolitanos de São Paulo decidiram, em assembleias realizadas no começo da noite de hoje (1º), continuar com a greve que parou todas as linhas de trem que operam na capital e em 22 municípios da região. Elas transportam diariamente, segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, cerca de 2,12 milhões de pessoas.

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias de São Paulo informou que as linhas 7-Rubi (Luz-Jundiaí) e 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), que operaram normalmente hoje, não vão funcionar amanhã (2).

Além delas, também não vão entrar em operação as linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) e 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), cujos trabalhadores são representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana. Segundo a entidade, uma nova assembleia está marcada para amanhã, às 16 horas.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil também decidiram pela greve. Com isso, as linhas 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) também não vão funcionar. O sindicato fará uma nova assembleia amanhã, às 18 horas.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, que representa cerca de 200 engenheiros que trabalham na CPTM, que também está em campanha salarial, não aderiu à greve. Segundo a entidade, uma nova negociação deve ocorrer amanhã, às 11 horas, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na qual todos os sindicatos devem participar.

 

Edição: Aécio Amado