Governo começa a se preparar para a entressafra de cana do ano que vem

01/06/2011 - 21h31

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O aumento do preço dos combustíveis nos últimos meses preocupou o governo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniu com os ministros da Agricultura, Wagner Rossi, e de Minas e Energia, Edison Lobão, além de representantes dos setores de combustíveis e da produção de etanol para discutir a safra 2011/2012. A ideia é evitar, na entressafra da cana-de açúcar do ano que vem, “sobressaltos” nos preços dos combustíveis.

“Não desejamos ter surpresas desagradáveis no próximo ano e, para isso, estamos tomando providências com um ano de antecedência. É a responsabilidade que o governo tem de manter o país abastecido e sem o sobressalto dos custos elevados, ainda que em um período curto de tempo que verificamos este ano”, afirmou Lobão.

De acordo com o ministro, as reuniões têm sido frequentes, mas, até o momento, nenhum ajuste foi definido. “Não temos posição tomada, estamos debatendo o assunto. Acredito que, dentro de 30 dias, teremos um calendário estabelecido, com regras e procedimentos". O cronograma de ações e a definição de regras são, segundo o ministro, uma recomendação da presidenta, Dilma Rousseff.

Edição: Vinicius Doria