Hidrelétrica de Belo Monte contratará todos os trabalhadores aprovados em curso de capacitação

31/05/2011 - 16h46

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Todos os alunos formados até agora pelo programa de capacitação do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) serão contratados para trabalhar nas obras da usina hidrelétrica, no Rio Xingu, no Pará. Ao todo, 110 trabalhadores formados nas primeiras turmas do curso de capacitação têm emrpego garantido, entre pedreiros, carpinteiros e armadores. Apenas 14 são mulheres.

De acordo com o diretor de Projeto do CCBM, Ricardo Muzzi, como a obra precisará de um grande número de profissionais, a tendência é a de aproveitar todos os alunos que apresentaram desempenho considerado satisfatório nos cursos. Portanto, explica, o mesmo deverá ocorrer com os alunos que participam das demais turmas, ainda em formação.

“A ideia é contratar o maior número possível de profissionais formados pelo programa de capacitação que estamos desenvolvendo na região. E essa contratação já está acontecendo, obviamente, priorizando os trabalhadores que vivem ali”, informou o diretor do CCBM.

Na cidade de Altamira, a mais próxima das obras da usina, 96 alunos estão participando do curso de formação de eletricista e 50 estão sendo capacitados para funções de pedreiro e armador. Também estão em processo de formação cerca de 200 alunos para operação de máquinas pesadas, como tratores de esteira e escavadeiras.

Em nota, o consórcio informa que também está desenvolvendo cursos para a formação de pedreiros e armadores nos municípios de Vitória do Xingu, Uruará e Brasil Novo. Em Medicilândia, a efetivação dos cursos ainda depende da adesão da prefeitura ao programa.

Edição: Vinicius Doria