Indústria têxtil de região fluminense atingida pelos temporais começa a se recuperar

30/05/2011 - 20h09

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As indústrias têxteis da região serrana fluminense já dão sinais claros de recuperação após a tragédia provocada pelas fortes chuvas de janeiro passado, de acordo com os números de abril da pesquisa Sondagem Econômica da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgada hoje (30) no Fashion Rio, evento da moda fluminense.

Um dos destaques é o município de Nova Friburgo, disse à Agência Brasil o gerente da Divisão de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês. “Após um primeiro trimestre de demissões significativas - foram mais de 500 demissões na indústria têxtil de Nova Friburgo - em abril observou-se a geração de mais 271 postos de trabalho. Ou seja, em apenas um mês, foi recuperada metade dos postos de trabalho perdidos nos três meses anteriores”.

De acordo com a Firjan, este é o terceiro melhor resultado para o mês de abril no município de Nova Friburgo em 16 anos, superado apenas pelas 222 vagas abertas em 2006 e 290 no ano passado.

A sondagem mostra ainda que a indústria têxtil na região centro-norte do estado, que abrange os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Bom Jardim, afetados pelas chuvas do início do ano, fechou o primeiro trimestre com 1.844 postos de trabalho extintos. No mesmo período de 2010, foram geradas 1.348 vagas de emprego.

Guilherme Mercês ressaltou, entretanto, que o otimismo prevalece entre as pequenas indústrias para os próximos meses. “O sistema Firjan fez uma sondagem por todo o estado e a região centro-norte, onde se inclui Nova Friburgo, mostrou-se a mais otimista quanto aos próximos meses, no que tange tanto às contratações, como a demanda por produtos”.

 

Edição: Aécio Amado