Candidata francesa à direção do FMI almoça com Mantega

30/05/2011 - 14h45

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A ministra das Finanças da França, Christine Lagarde, participa, neste momento, de almoço no Ministério da Fazenda, em Brasília, onde defende sua candidatura à direção-geral o Fundo Monetário Internacional (FMI). A mudança na atual direção do fundo só deveria ocorrer no final de 2012, mas o diretor-gerente da instituição, Dominique Strauss-Kahn, renunciou, após ser acusado de agressão sexual a uma camareira de hotel nos Estados Unidos.

Outro candidato que promete vir ao Brasil para pedir apoio é Agustín Carstens, presidente do Banco Central mexicano, segundo informações do ministro da Fazenda Guido Mantega. Para Mantega, o processo de escolha do novo dirigente do fundo deve ter mais de um candidato.

Ele também defende prazo maior para a escolha do sucessor de Strauss-Kahn e sugere que alguém assuma provisoriamente a direção do fundo até 2012, quando terminaria a gestão do diretor que renunciou.

Para o ministro, escolher o novo dirigente do FMI no prazo que foi estabelecido, 30 de junho, não permitirá uma avaliação melhor das propostas e compromissos dos candidatos, incluindo uma nova agenda para a instituição. Uma agenda de reformas e reestruturação, que permita maior participação dos países emergentes, como o Brasil, nas decisões do organismo multilateral.

Christine Lagarde, apoiada pelos países europeus, deve visitar também a China e a Índia, além de países do Oriente Médio.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o cardápio oferecido à ministra francesa inclui filé de salmão grelhado ao molho Dijon, acompanhado de legumes à noisette salteados no azeite, e terá mousse de cajá, com frutas tropicais laminadas, na sobremesa.

Christine Lagarde tem agendado também um encontro ainda com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e dará entrevista no fim da tarde.

Edição: Nádia Franco//Matéria alterada às 14h27