Meirelles diz que Olimpíada no Brasil é "símbolo" de crescimento do país

28/05/2011 - 17h50

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ex-presidente do Banco Central (BC) e provável presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Henrique Meirelles, disse que a escolha do Brasil para sede das Olimpíadas de 2016 é “símbolo” do crescimento do país. “As Olimpíadas são um sumário do desafio de um país que está atingindo um nível mais alto de desenvolvimento econômico”, disse.

“Uma das razões de Chicago ter sido eliminada nas primeiras votações para a escolha da cidade-sede dos Jogos de 2016 foi a dúvida do patrocínio das empresas para aquelas Olimpíadas”, afirmou, citando a crise econômica dos Estados Unidos em 2008. “Uma das razões de o Rio ter sido escolhido foi o fato de o Brasil estar em um momento de crescimento econômico."

Meirelles, que foi oficialmente convidado para comandar a APO, discursou hoje (28) em um evento empresarial sobre esportes, em São Paulo. Para assumir seu novo cargo, o ex-presidente do Banco Central ainda precisa ter sua nomeação aprovada pelo Senado. Apesar disso, o ex-presidente do BC falou sobre a preparação das Olimpíadas no Brasil para cerca de 300 empresários.

Para Meirelles, os Jogos são um desafio para o país. Até lá, o Brasil terá de fazer grandes investimentos em um curto espaço de tempo. Isso demandará uma reorganização do setor público e a mobilização de empresários.

Ele confia que o Brasil estará preparado para receber as Olimpíadas, assim como a Copa do Mundo de 2014. Meirelles disse que o país conseguiu resolver problemas macroeconômicos do passado e conseguirá também sediar os dois eventos. “O Brasil cresce, o Brasil tem desemprego baixo e tem condições de organizar eventos da magnitude da Copa e das Olimpíadas.”

 

Edição: Aécio Amado