Série de shows na Lapa homenageia os 67 anos da Orquestra Tabajara

27/05/2011 - 7h16

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os 67 anos da Orquestra Tabajara, fundada em 1934 pelo maestro Severino Araujo, serão homenageados pela Fundição Progresso com a série de shows Orquestrando a Lapa. Uma vez por mês, grupos musicais do gênero vão comandar bailes dançantes na arena do espaço cultural localizado junto aos Arcos da Lapa, no centro da cidade, revivendo a atmosfera das big bands (grandes grupos instrumentais associados ao jazz). A temporada começa hoje (27) às 21h e vai até setembro.

Idealizado pelo produtor cultural Perfeito Fortuna, o projeto, com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, tem como objetivo jogar luz sobre as antigas e novas orquestras populares do país. Criada por Severino Araujo em João Pessoa (PB), a Tabajara veio para o Rio de Janeiro em 1945 e em poucos anos se consagrou como a mais prestigiosa orquestra popular do país. Já gravou cerca de 100 discos e realizou mais de 13 mil shows no Brasil e no exterior.

O primeiro show é com a própria Tabajara, hoje comandada por Jaime Araújo, irmão de Severino, e a Orquestra Republicana, que há seis anos se apresenta regularmente no Clube dos Democráticos, também na Lapa. No repertório da Tabajara, clássicos internacionais e sucessos da música popular brasileira. “A gente chega a tocar em um baile cerca de 100 músicas, misturando de tudo: Frank Sinatra, Tom Jobim, Tim Maia”, diz o maestro.

A Orquestra Republicana, formada por músicos destacados de diversos grupos de samba e choro da cidade, tem um repertório que abrange músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Jackson do Pandeiro, Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Chico Buarque e Zeca Pagodinho, entre outros, além de composições próprias.  

Durante a série de shows, 150 bailarinos e estudantes de dança,  coordenados pela Companhia Jaime Aroxa, vão se apresentar na arena da Fundição Progresso, incentivando o público a participar do baile. As próximas atrações do projeto, no dia 25 de junho, serão as orquestras Voadora e Contemporânea de Olinda (PE).

Edição: Graça Adjuto