Presidente do Banco Mundial vem ao Brasil para ampliar parcerias de combate à miséria

27/05/2011 - 18h17

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Banco Mundial (Bird), Robert Zoellick, virá ao Brasil na semana que vem. Ele ficará no país de segunda (31) a sexta-feira (3/6). na segunda-feira (31). A assessoria do Bird informou que a visita tem como objetivo ampliar parcerias com o Brasil para a promoção do desenvolvimento e o combate à pobreza.

Em Brasília, primeira escala da viagem, Zoellick se encontrará com a presidenta Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda, Guido Mantega e alguns governadores. Será a primeira reunião formal desde a posse de Dilma Rousseff.

A pauta do encontro não foi divulgada, mas Dilma e Zoellick devem conversar sobre o acordo para o pagamento de US$ 3,1 bilhões da dívida do Brasil com a instituição, que permitirá a continuidade dos créditos para os programas de desenvolvimento dos estados. Segundo o Banco Mundial, também serão debatidas formas de apoio internacional ao programa Brasil Sem Miséria, projeto de erradicação da pobreza extrema a ser lançado em breve pelo governo federal.

As experiências de intercâmbio de conhecimento e tecnologia com países pobres, como o apoio à agricultura tropical, o desenvolvimento de biocombustíveis, o combate ao HIV e a redução da pobreza, também deverão ser tratadas no encontro.

De Brasília, Zoellick irá para São Paulo, onde discursará na Cúpula Climática C40 de Grandes Cidades, que também terá a presença do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Na capital paulista, ele ainda se reunirá com o governador Geraldo Alckmin.

No Rio de Janeiro, Zoellick visitará a região serrana do estado, afetada por fortes chuvas e deslizamentos em janeiro, acompanhado do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. Em Recife, o presidente do Bird se encontrará com sete governadores do Nordeste para discutir o apoio do banco de fomento internacional a projetos regionais.

Edição: Vinicius Doria