Corpo de Abdias Nascimento será cremado nesta tarde

27/05/2011 - 14h03

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O corpo do ativista do movimento negro e ex-senador Abdias Nascimento, que morreu na segunda-feira (23), foi velado até o final da manhã de hoje (27) na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. O corpo seguiu para o Crematório da Santa Casa de Misericórdia, no Caju, zona portuária da cidade. A cerimônia de cremação, marcada para esta tarde, será restrita a amigos e parentes.

Eurides Larkin do Nascimento, filho do último casamento de Abdias, com Elizabeth Larkin, falou emocionado sobre a trajetória de seu pai. “Acho que o mais importante são os vários aspectos da trajetória dele, ele não era só um político, mas também professor, artista, poeta, enfim, ele fez muitas coisas e sempre com a mesma mensagem, influenciando muita gente e eu acho que é isso que o fez se tornar memorável”, disse.

A atriz Léa Garcia, ex-mulher de Abdias, lembrou, também muito emocionada, de vida do ativista na política partidária e da importância da história dele para a conscientização dos afrodescendentes no Brasil. “Não perdemos um ícone, essa nossa luta continua, ele vem nos fortalecendo com sua energia, pois sua essência é de luta, de inclusão, de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

As cinzas do ex-senador serão levadas para a Serra da Barriga, em Alagoas, local do maior centro da resistência negra no Brasil, o Quilombo dos Palmares, com era o desejo de Abdias Nascimento.

Edição: Juliana Andrade