Fracassa primeira tentativa de trazer à superfície barco que naufragou no Lago Paranoá

26/05/2011 - 21h04

Da Agência Brasil

Brasília – O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal retomará às 7h de amanhã (27) a operação para içar o barco Imagination, que naufragou no último domingo (22), no Lago Paranoá, depois que a primeira tentativa, hoje (26), não foi bem-sucedida.

Na tarde de hoje, aproximadamente 30 mergulhadores do Corpo de Bombeiros começaram a operação para içar o barco, de 15 toneladas. Quatro balões infláveis foram amarrados à embarcação para retirá-la do fundo.

Com dois balões inflados, o barco mudou para a posição vertical, desejada pelos bombeiros, mas ainda não foi possível desencostar a parte traseira do fundo do lago. Os balões cheios acabaram entrando na embarcação. Amanhã, os balões serão reposicionados.

Segundo o Corpo de Bombeiros, com a embarcação suspensa, ficará mais fácil para o rebocador içá-lo. “Nós esperamos ter sucesso total amanhã, mas é um processo lento e não sabemos quando vai terminar”, concluiu o comandante operacional do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Luiz Blumm.

Os balões de flutuação infláveis estão sendo usados para girar a embarcação, que afundou com o casco voltado para cima e está a cerca de 17 metros de profundidade. A expectativa é que o barco, com a ajuda dos balões, volte sozinho à superfície.

Pelas informações coletadas pela Polícia Civil do DF, que investiga as causas do acidente, o Imagination afundou com 102 pessoas a bordo, quando sua capacidade era para 94 pessoas. Elas estavam em uma festa de confraternização do bufê que organiza passeios no barco. Nove dessas pessoas morreram.

Edição: Lana Cristina