Bombeiros retomam busca por nona vítima de naufrágio de barco no Lago Paranoá

25/05/2011 - 11h40

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - Mergulhadores do Corpo de Bombeiros retomaram na manhã de hoje (25) a busca pelo corpo da última pessoa dada como oficialmente desaparecida no naufrágio do barco turístico Imagination. A embarcação afundou no Lago Paranoá, em Brasília, na noite do último domingo (22). Oito mortos já foram encontrados.

Segundo o comandante Marco Negrão, do Grupamento Especializado em Salvamento, as chances de o corpo do homem, cujo nome não foi divulgado, estar preso no interior do barco são “remotas”. As buscas estão concentradas a cerca de 150 metros do local da embracação.

De acordo com Negrão, entre 35 e 50 mergulhadores deverão se revezar até que o corpo seja localizado. No total, os militares já vasculharam uma área de cerca de 80 mil metros quadrados ao redor de onde o Imagination afundou. Trabalho que exige paciência e cuidado, já que há pouca visibilidade e a altitude (Brasília se encontra a 1,1 mil metros acima do nível do mar) limita ao máximo de 40 minutos o tempo que cada mergulhador pode permanecer submerso. Por outro lado, como praticamente não há correntezas, a área de buscas pode ser mais facilmente definida.

O comandante voltou a afirmar que o barco será içado tão logo o último desaparecido seja encontrado. Balões de flutuação infláveis serão usados para girar a embarcação, que se encontra com o casco voltado para cima, a cerca de 17 metros de profundidade. A expectativa é que assim o barco, de 15 toneladas, volte sozinho à superfície.

Dois engenheiros da Marinha, especializados na análise de naufrágios, chegaram ontem a Brasília para auxiliar na investigação da Polícia Civil sobre as causas do acidente.

Edição: Talita Cavalcante