Otimismo do empresariado está em baixa, diz CNI

19/05/2011 - 13h59

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os empresários estão com o otimismo em baixa, segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado hoje (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice ficou em 57,5 pontos, um recuo de 2,2 pontos em relação a abril. Essa é a maior queda do índice dos últimos dez meses.  

Na comparação com maio de 2010, houve queda de 8,8 pontos. O índice varia de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam confiança.

Apesar de estar acima dos 50 pontos, o índice está abaixo da média histórica de 59,7 pontos. De acordo com informações da CNI, essa “queda na confiança sinaliza potencial redução no investimento da indústria nos próximos meses.”

A percepção do empresário em relação à economia hoje, na comparação com os últimos seis meses, ficou em 44,9 pontos, o que indica piora. Contudo, a expectativa para os próximos meses é de melhora na economia registrando 57,1 pontos.

A avaliação do empresário sobre a atual situação da empresa, na comparação com os últimos meses, ficou na média dos 50 pontos. Para os próximos meses, os empresários estão otimistas e o índice de expectativa ficou em 64,5 pontos.    

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de abril e 17 de maio, com 1.819 empresas de pequeno, médio e grande porte.

 

Edição: Lílian Beraldo