Associações promovem atividades para marcar Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

19/05/2011 - 7h12

Da Agência Brasil

São Paulo – Hoje (19), Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais - infecções causadas por um grupo de vírus que comprometem o funcionamento do fígado e podem levar à morte - 48 associações programaram atividades em várias cidades brasileiras para conscientizar a população sobre os riscos da doença. Serão distribuídos folhetos alertando sobre a necessidade de realização do teste de detecção da hepatite viral. 

Atualmente, são conhecidas mais de cinco formas da doença, sendo mais comuns os tipos A, B, C, D e E. Dessas, apenas duas podem ser prevenidas pela vacinação: a A e a B.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2 bilhões de pessoas no mundo já foram infectadas com o vírus da hepatite B, dos quais 325 milhões tornaram-se portadores crônicos – cerca de 5% da população mundial. Há também cerca de 170 milhões dos portadores da hepatite C. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 1999 e 2009, foram registrados 96.044 casos confirmados da doença, dos quais 90% agudos e mais da metade em indivíduos de 20 a 39 anos.

Edição: Graça Adjuto