Ministro vai a Roma defender candidatura de José Graziano para o comando da FAO

18/05/2011 - 20h00

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A pouco mais de um mês das eleições para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, viajou hoje (18) para Roma, onde pretende defender a candidatura do ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome José Graziano.

Em Roma, Patriota se reunirá com o atual diretor-geral do órgão, Jacques Diouf, e outras autoridades. As eleições ocorrem de 25 de junho a 2 de julho e serão feitas em várias etapas. Os 191 representantes estrangeiros no órgão têm direito a voto. O mandato tem duração de três anos (2012 a 2015).

Além de Graziano, estão na disputa pela direção-geral da FAO cinco candidatos: o ex-chanceler espanhol Miguel Ángel Moratinos; o vice-ministro do Bem-Estar Social da Indonésia, Indroyono Soesilo; o ministro da Agricultura da Áustria, Franz Fischle; o ex-representante do Irã na FAO Mohammed Saeid Noori-Naeini; e o ex-ministro de Recursos Hídricos do Iraque, Abdul Latif Jamal Rashid.

Agrônomo e professor universitário, Graziano foi o encarregado, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de implantar o Programa Fome Zero. O programa é uma referência internacional de transferência de renda, segurança alimentar e redução da pobreza.

Ao se apresentar em março aos embaixadores estrangeiros que vivem no Brasil, Graziano defendeu que a FAO se reestruture internamente para conseguir tomar decisões mais rápidas e descentralizadas. Ele também disse que é preciso ter como meta a erradicação da fome até 2025.

Edição: Lana Cristina