Governo dará amanhã resposta a pedidos de trabalhadores rurais

17/05/2011 - 20h25

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A resposta do governo às reivindicações feitas pelos trabalhadores na agricultura deve ser dada amanhã (18), segundo dia do Grito da Terra, mobilização organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Neste momento, a presidenta Dilma Rousseff está reunida no Palácio da Alvorada com seis ministros de pastas que se envolveram para atender as demandas apresentadas pela Contag no início de abril.

Amanhã, a presidenta deve receber um grupo de trabalhadores rurais no Palácio do Planalto, mas os detalhes sobre o encontro e os anúncios que serão feitos ainda estão sendo acertados.

Estão presentes à reunião o ministro do Desenvolvimento Agrário, Alfredo Florence; da Agricultura, Wagner Rossi; do Planejamento, Mirian Belchior; da Fazenda, Guido Mantega; da Casa Civil, Antonio Palocci, e o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria- Geral da Presidência da República.

No dia 1º de abril, a Contag entregou à presidenta um documento por meio do qual pedia ao governo mais recursos para agricultura familiar e o assentamento de cerca de 150 mil famílias que ainda vivem em acampamentos no campo, além de outras reivindicações históricas defendidas pelos trabalhadores rurais.

Os trabalhadores da agricultura também querem uma maior adequação do Código Florestal aos interesses dos pequenos produtores, a construção de creches em áreas rurais, assistência técnica e regularização fundiária.

Edição: João Carlos Rodrigues