Em Cuba, os trabalhadores poderão atuar nas 178 áreas da iniciativa privada

17/05/2011 - 8h57

Agência Lusa

Brasília - O governo do presidente de Cuba, Raúl Castro, autorizou a contratação de trabalhadores em todas as atividades do setor privado. Segundo ele, o objetivo é dar continuidade à flexibilização nas atividades autônomas. A ampliação das oportunidades de iniciativa privada é uma das principais medidas do plano de reformas de Castro.

Desde o ano passado, o governo cubano promove mudanças na economia interna na busca de vencer as dificuldades causadas pelo embargo imposto pelos Estados Unidos após a Revolução Cubana, em 1959.

Antes dessa decisão de Castro, a contratação de mão de obra só era permitida a 83 das 178 atividades que o setor privado desenvolve no país. O governo distribuiu, desde outubro, cerca de 180 mil novas licenças a empresas para o exercício de atividades no setor privado.

No ano passado, o governo anunciou o corte de 500 mil funcionários públicos e o estímulo para que eles passem a integrar atividades de iniciativa privada. Segundo a televisão estatal de Cuba, a Cubavision, o presidente afirmou que essas mudanças trabalhistas “requerem tempo” e garantiu que “nenhum cubano ficará desamparado”.

No último dia 14, o governo cubano discutiu a criação da zona especial de desenvolvimento do porto de Muriel, por meio de investimentos oriundos do Brasil. O objetivo é transformar o local em uma base marítima portuária moderna que se transforme em portas de Cuba ao mundo.