Programação da 9ª Semana de Museus no Rio tem atividades em 21 municípios

16/05/2011 - 18h34

Paulo Virgilio
Repórter da Agencia Brasil

Rio de Janeiro – Começaram hoje (16), em 84 instituições de 21 municípios fluminenses, as atividades da 9ª Semana de Museus, no Rio de Janeiro. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana de Museus terá, em todo o país, mais de 3 mil eventos em quase mil instituições públicas federais, estaduais municipais, além de comunitárias e privadas.

Este ano, o tema central do evento é Museu e Memória. No Rio de Janeiro, a superintendente de Museus da Secretaria Estadual de Cultura, Marcia Bibiani, abriu oficialmente a 9ª Semana de Museus, hoje, no Museu do Ingá, em Niterói. Na abertura, houve palestra da professora Clise Campos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), com o tema O Lugar da Memória nos Municípios Fluminenses.

Segundo Márcia, a secretaria tem seguido as diretrizes do Ibram no estado e isso tem incrementado a política de conservação da memória local. “Nós criamos o Sistema Estadual de Museus, que articula as ações dos municípios e das várias instituições culturais que cuidam da memória e da diversidade no nível local”, disse. Segundo ela, o sistema dá apoio técnico e capacitação nas áreas de conservação e documentação.

A meta, de acordo com a superintendente, é que haja um museu ou centro de memória em cada um dos 92 municípios fluminenses. Atualmente, 40 deles não dispõem de espaço algum desse tipo. “Não precisa ser museu, pode ser uma instituição com função museológica, que reconheça a memória e a importância de se conhecer as raízes da cultura local, para que se possa ter um cidadão melhor e mais participativo. Só assim a gente consegue prosseguir culturalmente”, afirmou.

Muitos dos eventos programados para este ano no evento têm a clara intenção de estimular a memória dos frequentadores dos museus. É o caso da exposição “Você conhece? Você se lembra? Tá frio! Tá quente!”, que será aberta na quarta-feira (18), no Museu da República, no Catete, zona sul do Rio. Trata-se de uma exposição-jogo de objetos curiosos do acervo do museu, como forma de despertar a curiosidade a respeito de seu uso e de sua inserção no tempo.

Ainda na quarta-feira, que é o Dia Internacional dos Museus, o Ibram lança, às 11h, no Museu Histórico Nacional (MHN), o Guia dos Museus Brasileiros. Elaborado com dados do Cadastro Nacional de Museus, o guia traz informações como endereço, tipo de acervo, horário de funcionamento, acessibilidade e infraestrutura das 3 mil instituições já mapeadas pelo Ibram. O evento, aberto ao público, terá a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente do Ibram, José do Nascimento Junior.

Edição: Lana Cristina