Primeiro-ministro do Haiti pede demissão

16/05/2011 - 8h20

Da Agência Lusa

Brasília - O primeiro-ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive, apresentou pedido de demissão do cargo. Ele continuará na função até que o novo presidente do país, Michel Martelly, escolha o seu substituto. O desafio de Martelly é a reconstrução do país, que foi devastado pelo terremoto de 12 de janeiro de 2010 e enfrenta uma epidemia de cólera.

“Confirmo que o primeiro-ministro apresentou a sua carta de demissão na sexta-feira [13] ao presidente René Préval, 24 horas antes da posse do novo presidente Michel Martelly”, disse o ministro haitiano das Relações do Executivo com o Parlamento, Joseph Jasmin.

Com apenas três membros do seu partido no Parlamento, o novo presidente terá de buscar alianças para governar, inclusive com a legenda de seu antecessor, René Préval.

Martelly, de 50 anos, tomou posse no último sábado (14), depois de vencer as eleições presidenciais com 67,57% dos votos. Ele disputou a corrida presidencial com a ex-primeira-dama Mirlande Manigat. A vitória foi assegurada por um discurso de mudança e reconstrução do país.