Coutinho defende mais investimento em infraestrutura para tornar o Brasil mais competitivo

16/05/2011 - 19h52

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A educação e o acesso a serviços públicos fundamentais são uma “necessidade indeclinável” da sociedade, disse hoje (16) o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, ao abrir o 23º Fórum Nacional, no Rio de Janeiro.

Para competir em pé de igualdade com a China e a Índia, Coutinho afirmou ser essencial que o país invista em infraestrutura, sobretudo por meio do incentivo a investimentos novos para expansão do setor, e estimule também a formação de poupança interna.

“Essa é uma alternativa imperiosa para que o país cresça com inovação”. São esses elementos que colocarão o Brasil, no campo institucional, em competição com a China e a Índia em posição diferenciada. Acrescentou que outros desafios são manter a ascensão social da população e reduzir a pobreza.

O presidente do BNDES disse estar convencido de que o Brasil “é uma economia capacitada do ponto de vista institucional para sustentar uma trajetória de crescimento daqui para frente, com limitações menores do que tivemos no passado”.

O 23º Fórum Nacional é promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae) e tem como tema central A Visão de Brasil Desenvolvido, para Participar da Competição do Século (China, Índia e Brasil)”. O evento prossegue amanhã (17), com palestras, pela manhã, dos ministros Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, e Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia. À tarde, está prevista a participação dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Justiça, José Eduardo Cardozo.

 

Edição: Aécio Amado