Sobe para 15 número de mortos em repressão a protestos palestinos

15/05/2011 - 17h19

Da Agência Telam

Brasília – A repressão aos protestos palestinos que lembravam o 63º aniversário da Nakba (catástrofe), que recorda o êxodo palestino depois da criação do Estado de Israel, em 1948, deixou pelo menos 15 mortos hoje (15) nas fronteiras com a Síria e o Líbano, além de Gaza e Tel Aviv.

Centenas de palestinos que tentaram cruzar a fronteira israelense desde a Síria, a Faixa de Gaza e o Líbano foram baleados por soldados do exército israelense, o que deixou cinco manifestantes mortos na fronteira síria e dez na libanesa. Dezenas de pessoas foram feridas em Gaza e na Cisjordânia.

A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul) pediu a “máxima contenção” às partes envolvidas em graves enfrentamentos, que também deixaram cerca de 200 feridos no lado libanês, segundo informou a agência de notícias DPA.

Na fronteira libanesa, a matança produziu-se quando as tropas israelenses dispararam contra os grupos de manifestantes que portavam bandeiras palestinas ao grito de “queremos que nos devolvam nossa terra”, ao desafiarem a recomendação dos organizadores e do exército libanês de não se aproximarem da cerca que separa o Líbano de Israel.

Na fronteira síria, perto da localidade drusa de Majdal Shams, além dos quatro mortos, dezenas ficaram feridos depois de serem baleados por soldados israelenses, informou a cadeia de TV Al Arabiya.

O exército israelense comunicou, por meio do porta-voz, o tenente coronel Yoav Mordechai, que considera "muito grave" a incursão palestina desde a Síria no território das Colinas de Golã.

Em Tel Aviv, uma mulher morreu e 15 pessoas ficaram feridas depois que um caminhão bateu em vários veículos num incidente que a polícia investiga para determinar se se tratou de um acidente de trânsito ou de um ataque vinculado à data.

"O condutor do caminhão, originário da localidade árabe-israelense de Kafr Qasem, foi detido e está sendo investigado”, informou um porta-voz da polícia, de acordo com a Europa Press.