Polícia encontra oito corpos decapitados no Norte do México

13/05/2011 - 8h52

BBC Brasil

Brasília - A polícia do México descobriu ontem (12) oito corpos decapitados no estado de Durango, no Norte do país, em mais um desdobramento da guerra do narcotráfico. Entre os mortos, está o vice-diretor do Sistema Prisional de Durango, Geraldo Galindo, que foi sequestrado no último dia 9. Em Durango, desde o mês passado, 196 corpos foram localizados em valas clandestinas.

A cabeça de Galindo foi encontrada próxima a uma parede, acompanhada de uma mensagem ameaçadora assinada por um cartel de drogas local. Os demais corpos ainda não foram identificados. As autoridades de segurança são alvos comuns para os narcotraficantes cujos líderes, mesmo quando estão detidos, mantêm o controle dos negócios.

Em fevereiro, ocorreu um caso semelhante, quando foi assassinado o chefe de segurança de uma prisão na cidade de Monterrey, também no Norte do México. O corpo do homem foi esquartejado e encontrado em uma caixa de plástico abandonada em local próximo à prisão onde ele trabalhava.

Sinaloa, estado que faz divisa com Durango, também está submetido à guerra entre cartéis do tráfico. Apenas em Sinaloa, seis pessoas morreram em dois tiroteios ontem. De acordo com dados não oficiais, mais de 34,6 mil pessoas foram mortas entre dezembro de 2006 e dezembro de 2010, em episódios relacionados ao crime organizado no México.