Ministro do Japão defende revisão do cronograma para normalizar situação da Usina de Fukushima

13/05/2011 - 16h40

Da Agência Lusa

Brasília – O ministro da Indústria do Japão, Banri Kaieda, defendeu hoje (13) a revisão do cronograma para a estabilização da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, depois das últimas avaliações sobre o estado do reator número 1. Segundo ele, talvez seja necessário fazer uma nova avaliação sobre os prazos fixados para a regularização do sistema de até nove meses.

O comando da Tokyo Electric Power (Tepco), empresa que administra a usina, informou que o objetivo é normalizar a situação no prazo de seis a nove meses, mantendo permanentemente a baixas temperaturas o combustível. A previsão foi divulgada em meados de abril.

Kaieda afirmou que a Tepco deverá reexaminar em breve este calendário com base nos resultados das análises mais recentes. Ontem [12], a adminsitradora informou que as medições mostraram que o nível de água no reator número 1 era baixo, indicando que o combustível entrou em fusão por ausência de esfriamento do sistema.

A usina sofreu uma série de danos depois do terremoto seguido por tsunami, em 11 de março. As falhas nos reatores geraram vazamentos e explosões radioativas na região. Cidades inteiras foram esvaziadas e as famílias retiradas das casas até que a situação esteja sob controle e sem risco de contaminação.