Ministério encerra hoje vacinação contra gripe, mas estados que não atingiram meta podem prorrogar

13/05/2011 - 7h34

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal termina hoje (13). Além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, devem receber a dose gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde.

O último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde indica que, até ontem (12), 16.752.683 pessoas tinham sido imunizadas, o equivalente a 55,97% do público-alvo. A meta do governo é chegar a 80% – cerca de 24 milhões de pessoas.

De acordo com a pasta, não há previsão de prorrogação da campanha nacional, mas há uma recomendação para que as secretarias estaduais e municipais de Saúde que não atingiram suas metas mantenham a vacinação nos postos de saúde.

A imunização é feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças. Menores de 2 anos devem receber duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias.

A orientação do ministério é que quem tem alergia a ovo não receba a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, também devem consultar um médico antes de tomar a dose.

Este ano, a campanha visa a imunizar também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Isso porque a vacina tem como base os três vírus do tipo Influenza que mais circularam no Hemisfério Sul no ano anterior.

Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada para correção de informação às 8h53