Pesquisas no Peru apontam virada da filha de Fujimori na corrida presidencial

12/05/2011 - 15h34

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Faltando 24 dias para o segundo turno das eleições presidenciais no Peru, a candidata Keiko Fujimori, da coalizão conservadora Força 2011, que saiu atrás na disputa com o candidato de esquerda da Aliança Nacionalista Ganha Peru, Ollanta Humala, já lidera a corrida eleitoral, segundo os resultados das pesquisas Datum Internacional e Ipsos-Apoyo, divulgados hoje (12). O segundo turno está marcado para o dia 5 de junho.

Pelos dados da Datum, Keiko tem 40% das intenções de voto, enquanto Humala perderia a eleição com 37,9%. A pesquisa da Ipsos mostra Keiko com 41% das intenções voto e Humala com 39%.

A Datum ouviu 120 mil pessoas, no período de 7 a 9 deste mês, e os dados têm uma margem de erro de 2,8%. A Ipsos-Apoyo entrevistou 2 mil pessoas, de 30 de abril a 10 de maio, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Na última pesquisa, divulgada no dia 7, conduzida pelo Instituto de Opinião Pública da Universidade Católica do Peru, os dois candidatos estavam tecnicamente empatados: Humala com 40,7% e Keiko com 40,5 %.

Com 35 anos, Keiko, filha do ex-presidente peruano Alberto Fujimori, ganha espaço entre os conservadores e simpatizantes das propostas do pai, condenado a 25 anos de cadeia no Peru por crimes contra a humanidade. Keiko nega que pretenda anistiar o pai.

Humala, militar da reserva, buscou o diálogo e a aproximação com todos os setores da sociedade civil do Peru. Na campanha, demonstrou ter trânsito com segmentos rurais e urbanos. O destaque durante a campanha foi o discurso nacionalista, com a defesa veemente da soberania nacional e a condenação de ingerências estrangeiras no país.

Com 29,1 milhões de habitantes e 89% da população alfabetizada, o Peru registra elevados percentuais de desenvolvimento em áreas específicas. O país reúne ainda preciosos sítios arqueológicos das sociedades pré-colombianas, como os incas, responsáveis pela construção de monumentos da humanidade como a cidade montanhosa de Machu Picchu e os edifícios de Cuzco.

Edição: Vinicius Doria