BC está no caminho certo e inflação vai continuar caindo, diz Tombini

12/05/2011 - 14h48

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (12) que a autoridade monetária está no caminho certo e que as perspectivas são excelentes para o Brasil, com a inflação em queda ao longo do ano. “Em 2011, vamos nos aproximar ao máximo do centro da meta e a expectativa é que, em 2012, a inflação chegue aos 4,5%, centro da meta”.

Tombini participou pela manhã da décima terceira edição do Seminário Anual de Metas para a Inflação, na sede do BC no centro do Rio de Janeiro. Ele explicou que a elevação dos juros deve conter a demanda num período de seis a nove meses e que a concessão de crédito no país também está caindo. Segundo ele, essas e outras medidas macroprudenciais para conter a demanda no mercado doméstico vão contribuir para uma queda "responsável" da inflação ao longo do ano.

Além da política de redução de crédito e a alta das taxas de juros, puxada pela Selic (taxa básica do governo), outra contribuição para que a inflação atinja o centro da meta em 2012, de acordo com o presidente do BC, é o corte de despesas do governo. “O governo já cortou 0,8 ponto porcentual dos gastos em relação a 2010”, informou Tombini.

Edição: Vinicius Doria