Aeroporto internacional de Maceió tem funcionamento normal mesmo com greve de bombeiros

12/05/2011 - 13h13

Da Agência Brasil

Brasília - O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), registra funcionamento normal na manhã de hoje (12). O terminal voltou a atividade na noite de ontem (11) após ter pousos e decolagens suspensos durante todo o dia, em função da paralisação dos bombeiros militares. Para normalizar as atividades, eles foram substituídos por militares da Brigada de Incêndio da Bahia, de Sergipe e Pernambuco.

O acordo da categoria é que a greve dure dois dias no estado. O prazo termina às 19h de hoje (12), porém, segundo o vice-presidente da Associação dos Cabos e Soldados do Estado de Alagoas, Roger Tenório, os oficiais só voltam ao trabalho às 7h de amanhã (13). Os bombeiros de Alagoas querem reajuste de 5,91% nos salários, referente a 2007. E reclamam das condições de trabalho.

Segundo o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Alagoas, Adilson Pereira, os voos foram remarcados pelas empresas aéreas para esta quinta-feira.

De acordo com Roger Tenório, os bombeiros mantêm 30% do contingente de plantão, mas a prioridade são os atendimentos de emergência, o que exclui o aeroporto. “Há uma desvalorização social e financeira aqui”, destaca.

Em dias normais, segundo a Infraero, 14 bombeiros especializados no combate a incêndios em aeródromos ficam de plantão no aeroporto.

Amanhã (13) às 15h, haverá uma assembleia da categoria com a participação de todos os órgãos estaduais para definir a situação dos bombeiros em Alagoas.

Edição: Talita Cavalcante