PF desbarata quadrilha que desvia dinheiro público de município maranhense

11/05/2011 - 15h19

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) participaram hoje (11) de uma operação para coibir desvios de recursos públicos federais repassados à prefeitura municipal de São João do Paraíso, no Maranhão, que deveriam atender às áreas de educação e saúde, além de convênios.

A Operação Usura, como foi batizada, pretende cumprir 25 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão temporária na capital São Luís e nos minicípios maranhenses de Imperatriz, São João do Paraíso e Barra do Corda.

O mau uso dos recursos público pela prefeitura de São João do Paraíso, entre 2005 e 2008 e na administração em curso, resultou em prejuízos de R$ 5,57 milhões, segundo apurou a investigação.

Os integrantes do esquema são investigados pelos crimes de falsificação de documentos, falsidade ideológica e uso de documento falso, peculato e emprego irregular de verbas públicas e formação de quadrilha, fraude em licitações, crime de responsabilidade, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Edição: Vinicius Doria