País registrou recorde na geração de empregos formais em 2010, mostra Rais

11/05/2011 - 12h57

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério do Trabalho divulgou hoje (11) os números de empregados com carteira assinada e também de servidores públicos contratados em 2010, que ficou em 2,86 milhões. As informações são da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), que apresenta dados de contratações formais de trabalhadores com carteira assinada e daqueles do setor público.

Esse total representa um recorde de toda a série histórica da Rais, que começou a ser feita em 1975. Segundo o ministério, do total de 2,86 milhões de trabalhadores, 2,59 milhões são empregados com carteira assinada e 279 mil de contratados no serviço público.

Em 2009, a Rais registrou 1,76 milhão de empregados com carteira assinada e servidores públicos em todo o país.

Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esse resultado recorde faz com que o país continue sendo referência mundial no que diz respeito à geração de empregos. "Os dados do mercado de trabalho são muito fortes e é isso que me faz crer que estamos no caminho certo. O mercado continua crescendo e alimentando a economia, e é o mercado de trabalho que vai continuar fazendo com que o Brasil seja uma referência para o mundo."

Lupi reafirmou que neste ano o Brasil deverá gerar 3 milhões de postos de trabalho. Ele informou que os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) devem ser apresentados na próxima terça-feira (17).

Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada às 13h56 para acréscimo de informações e às 17h47 para correções