Dirceu Barbano assume presidência da Anvisa

11/05/2011 - 19h26

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O farmacêutico Dirceu Barbano assumiu hoje (11) como diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cargo que ocupava interinamente desde janeiro. Em seu discurso de posse, ele afirmou que pretende agilizar o registro de medicamentos considerados essenciais para o sistema público de saúde e para a sociedade. Ele foi nomeado pela presidenta Dilma Rousseff.

Segundo Barbano, deve ser criada uma área dentro da agência reguladora para agilizar a liberação dos remédios prioritários. Desde o início do ano, a Vigilância Sanitária tem dado atenção especial ao tema – um dos pedidos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No primeiro trimestre do ano, a Anvisa autorizou 73% mais genéricos em comparação ao mesmo período do ano passado.

Antes de integrar a diretoria da Anvisa, Barbano participou da criação e implantação do programa Farmácia Popular, em 2004. Ele coordenou os departamentos de Assistência Farmacêutica e Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Também foi secretário municipal de Saúde das prefeituras de Ibaté e São Carlos, em São Paulo.

O advogado e especialista em Biossegurança Jaime Oliveira assumiu como diretor da agência. Oliveira era subchefe adjunto de Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Com a entrada de Jaime, a diretoria da Anvisa fica composta de quatro diretores. O ministro Alexandre Padilha participou da posse dos diretores.

Edição: João Carlos Rodrigues