Número de crimes cai no Rio de Janeiro com a instalação das UPPs

09/05/2011 - 19h03

Da Agência Brasil


Rio de Janeiro - Os crimes violentos, como homicídio doloso, em que há intenção de matar; latrocínio, em que o bandido rouba e mata a vítima; e tentativa de homicídio, tiveram uma diminuição significativa no ano passado em todo o estado do Rio de Janeiro, na comparação com os números de 2009.

Segundo relatório anual divulgado hoje (9) pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), houve uma queda de 17,7% nos homicídios dolosos, de 29,4% nos latrocínios e de 7,3% nas tentativas de homicídios. O relatório, que é feito com base nas ocorrências registradas nas delegacias da Polícia Civil, aponta, ainda, um aumento de 7,6% no número de prisões em 2010.

Para o presidente do ISP, coronel da Polícia Militar, Paulo Teixeira, a implantação das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em comunidades dominadas pelo tráfico de drogas, foi a principal razão para a diminuição dos índices.

”No caso das UPPs, destaca-se a redução das mortes em confronto. Ou seja, quando a polícia entrava nas comunidades e havia troca de tiros e as vezes tínhamos policiais e criminosos feridos ou mortos, além de moradores das comunidades. Isso aí diminuiu com a entrada das UPPs com números que se aproximam do zero”, disse.

Com relação aos homicídios causados por armas de fogo, o relatório apresentou o menor número de registros nos últimos dez anos, com 5.723 vítimas. Comparando com 2009, a queda foi de 32%. O ano de 2010 também teve o menor número de roubo de veículos desde 2000, com uma queda de 27,7%. Já em comparação a 2009, a redução foi de 19,9%.

O relatório aponta que as apreensões de drogas e armas apresentaram uma queda de 14,5% e 15,3%, respectivamente, também em relação a 2009. Para Teixeira, ainda é cedo para avaliar se essas diminuições tenham relações com a perda do poder de criminosos que atuavam em áreas hoje pacificadas.

 

Edição: Aécio Amado